Amamentação: Copinho Para Alimentar Recém Nascidos

Já ouviu falar?! Os copinhos começaram a ser usados para alimentar os bebêzinhos internados em Neonatal em substituição às mamadeiras, porque acredita-se que as chuquinhas colocam em risco o sucesso da amamentação. Além disso, alguns especialista levantam a bandeira que as mamadeiras causam problemas com a fala e arcada dentária.

Muitos pesquisadores afirmam que o copo é a melhor forma para alimentar os bebês quando a amamentação não for possível. Assim, não ocorre a confusão de bicos, onde o bebê larga o peito da mãe para ficar com a mamadeira. No entanto, algumas mamães relatam que é difícil e muitas tem medo do bebê engastar. Com isso desistem e partem para tradicional mamadeira.

Você não precisa de um copinho específico! O de café já te ajuda, mas realmente precisa de alguns cuidados.

Quando utilizar a técnica do copinho?

O aleitamento materno sempre serpa o método de alimentação mais adequado para o seu bebê, porém o uso do copinho é super recomendado nos momentos de impossibilidade da amamentação

Como Oferecer o Leite No Copinho:

  • Copinho limpo e Esterilizado.
  • Não ultrapasse 1/3 do copinho de leite, assim quando você posicionar não corre risco de derramar muito.
  • Sente-se em um lugar confortável e acomode o bebê no seu colo.
  • Segure a cabecinha do bebê com uma de suas mãos. Ela deve ficar aberta segurando a base da cabecinha e a nuca, onde seu polegar e indicador façam um “C”. A cabeça do bebê deve ficar num ângulo de 45ºC
  • Encoste a borda do copo no lábio inferior do bebê e quando o bebezinho abrir a boca coloco a bordinha do copo abaixo da língua. Deixe ele buscar o leite dentro do copinho, como um Gatinho com a língua! Ajude-o virando o copinho aos poucos para que ele busque com a linguinha.
  • NÃO JOGUE LEITE NA BOCA DO BEBÊ!
  • Acabou? Coloque-o para arrotar

Tenha muita paciência e Carinho, nos primeiros dias pode ser um pouco difícil, mas depois tudo fica mais fácil!